Por que os psicólogos precisam utilizar recursos terapêuticos?
Existem diferentes formas de conduzir os atendimentos psicológicos, guiar as conversas e fazer intervenções. No entanto, quanto mais ferramentas práticas os terapeutas tiverem à disposição, mais fácil ele se aproximará do paciente e mais dinâmicas serão as sessões.
E é justamente por isso que existem os recursos terapêuticos: para auxiliar os pacientes em seu processo terapêutico por meio de técnicas e atividades que permitem atingir alguns objetivos específicos.
Atualmente, existem vários recursos que podem ser utilizados nos atendimentos. Geralmente, eles são segmentados e podem causar efeitos bem positivos em cada paciente. Porém, é extremamente importante saber como, quando e em quais ocasiões usá-los. E lembre-se que eles também podem ter efeitos diferentes em pessoas de cada faixa etária.
Qual é o objetivo dos recursos terapêuticos?
Como dissemos, os recursos terapêuticos são múltiplos e, graças a isso, podem chegar a diferentes objetivos. No entanto, os principais intuitos são:
- Manter a proximidade entre o paciente e o profissional;
- Estimular o autoconhecimento;
- Lidar com as fases do luto;
- Analisar os comportamentos;
- Acessar camadas mais profundas;
- Identificar traumas antigos;
- Trabalhar o negativismo e a personalidade.
Mas para cada finalidade o processo é diferente. O profissional precisa estudar os métodos mais eficazes para cada paciente antes de colocá-los em prática. Por exemplo: dificilmente o mesmo recurso utilizado em crianças e em adultos conseguirá aproximá-los do profissional. Cada caso é diferente.
O ideal é que a interação seja feita com base nas características, no comportamento, na faixa etária e outras particularidades de cada paciente.
Como saber qual é o melhor recurso terapêutico?
Não há outro caminho para encontrar os melhores recursos terapêuticos para os seus pacientes se não for pela teoria. Sabendo o que é, como funciona e para quem se destina cada uma das técnicas, fica bem mais fácil colocá-las em prática.
Para isso, existem diferentes métodos de estudo. No Consultório Play, por exemplo, há vários recursos terapêuticos que podem ser colocados em prática. Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia e você pode acessá-los quando e onde quiser.
Dessa forma, você consegue colocar a teoria em prática de forma mais simples e sem complicações. Além de ter acesso a planejamentos exclusivos para cada tipo de paciente.
Por fim, se quiser outros conteúdos direcionados para psicólogos, terapeutas e psicanalistas, entre no Blog do Consultório Play e tenha acesso a vários artigos!