O que são recursos terapêuticos na prática clínica?
Os recursos terapêuticos são uma das ferramentas mais acessíveis para psicólogos utilizarem durante os atendimentos. Podemos defini-los como um conjunto de técnicas, atividades e objetos que auxiliam no processo terapêutico de cada paciente.
De modo geral, eles são utilizados para que o psicólogo possa analisar o comportamento, acessar informações com mais facilidade, desvendar conflitos, estreitar os laços entre o profissional e o paciente, estimular o autoconhecimento, identificar traumas, encerrar processos de luto e trabalhar vários outros aspectos.
Também é importante destacar que cada recurso deve ser direcionado para atingir um objetivo e uma faixa etária diferente. Em outras palavras, mesmo que a intenção seja praticar o autoconhecimento, os recursos utilizados com crianças e adultos, por exemplo, devem ser distintos.
Na verdade, é preciso fazer um planejamento personalizado para cada paciente e, por isso, é tão importante conhecer diferentes recursos terapêuticos que possam ser utilizados para diferentes fins.
Recursos terapêuticos na prática
É muito comum que alguns psicólogos, principalmente iniciantes, sintam dificuldades ao colocar os recursos terapêuticos em prática durante os atendimentos clínicos.
A questão é que, assim como qualquer outra habilidade, os recursos precisam ser estudados, treinados e avaliados. Naturalmente, a experiência de captação de sentimentos e comportamentos vai ficando melhor com o tempo, mas, para isso, os recursos precisam ser utilizados da forma adequada.
Uma monografia apresentada no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) afirma que “o alcance de um bom resultado terapêutico exige do terapeuta a capacidade de discernir como e quando prosseguir em suas intervenções”. É bem verdade, mas antes de qualquer coisa, o estudo teórico é importante.
No Consultório Play você muda essa realidade quando e onde quiser. A plataforma disponibiliza conteúdos exclusivos de recursos terapêuticos 24 horas por dia e te ajuda a transformar a teoria em prática. Nele, as ferramentas são didáticas e dinâmicas para proporcionar mais aproveitamento e aprendizado.
Gostou? No nosso blog há outros conteúdos que podem facilitar os seus atendimentos!