Lições aprendidas: como aprender com os erros do passado?
Em alguns momentos da vida, lidar com as próprias escolhas não é uma tarefa fácil. Isso porque uma consequência (positiva ou negativa) é gerada após cada passo que nós damos. Mas será que é preciso lidar com os efeitos negativos para sempre?
Assim como todas as atitudes geram consequências, elas também podem gerar uma lição, seja ela boa ou ruim. Portanto, a melhor forma de lidar com os erros do passado é buscando entendê-los para tomar melhores decisões no futuro.
Imagine que uma pessoa pegou o ônibus em determinado horário e acabou chegando atrasada no primeiro dia de aula da faculdade. Certamente, se ela entender que não calculou bem, ela pegará o ônibus um pouco mais cedo no próximo dia.
Mas ela também pode não enxergar dessa forma e, para ter realmente certeza de que não dá tempo, pegar o ônibus no mesmo horário novamente como uma maneira de se certificar. Nesse caso, a lição não foi suficiente.
Esse é um exemplo simples e corriqueiro, mas pode ser aplicado em diferentes âmbitos da vida: há quem aprenda com o erro e há quem insista para provar que está certo.
Como aprender com os erros do passado?
Na teoria é bem mais fácil do que na prática, porém, tirar lições com as atitudes do passado não é tão difícil quanto algumas pessoas pensam.
Confira algumas formas de aprender com os erros e tomar boas decisões no presente ou no futuro:
- Pense com cautela e admita que errou;
- Descubra como não repetir o erro;
- Guie-se pela lição aprendida, e não pelo que fez de errado. Ou seja, evite ficar olhando para trás;
- Tenha em mente que o passado não pode ser alterado, então, não gaste energia pensando no que podia ter feito;
- Se for preciso, procure ajuda profissional para conseguir lidar com o arrependimento;
- Ainda não conseguiu acertar? Tente até dar certo.
Por fim, se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre o tema, acesse o Blog do Consultório Play!