Desafios do atendimento psicológico online
O atendimento psicológico online tem sido muito importante tanto para pacientes quanto para psicólogos e terapeutas. Porém, isso não quer dizer que seja uma tarefa simples. Na verdade, há muitos desafios e é preciso lidar com eles para que a modalidade realmente funcione.
Embora seja algo simples de colocar em prática, a terapia online, assim como a presencial, exige muita dedicação de ambas as partes. Porém, alguns problemas como a falta de local adequado, interrupções e falta de privacidade tornam a atividade ainda mais desafiadora.
Confira a seguir alguns desafios do atendimento psicológico online e saiba como se adequar a eles!
Equipamentos e conexão
Embora um atendimento psicológico online não demande um consultório físico, é preciso que o profissional e os pacientes tenham um equipamento para conversar por meio de vídeo, além de uma boa conexão com a internet.
Por isso, é importante que o terapeuta invista nesses pontos para conseguir oferecer um serviço adequado para quem está recebendo atendimento.
Falta de privacidade
Esse é um problema recorrente dos pacientes, mas se torna um desafio para os psicólogos. Isso porque, algumas vezes, as pessoas moram com parentes, companheiros ou familiares e não se sentem totalmente à vontade para falar sobre todos os assuntos.
Contudo, uma sessão apropriada exige que os clientes estejam dispostos a falar sobre qualquer tema. Então, o ideal é deixar isso claro antes do atendimento.
Limitações
Da mesma forma que existem pacientes que não se sentem totalmente à vontade por trás das telas, há aqueles que se sentem mais confortáveis do que pessoalmente.
No entanto, o terapeuta precisa analisar bem mais do que as falas. O comportamento também influencia no atendimento.
Por esse motivo, o ideal é que o profissional esteja preparado para contemplar todos os aspectos, mesmo estando longe.
Dificuldade para transformar a teoria em prática
É extremamente comum que alguns profissionais tenham dificuldade para colocar a teoria em prática. Por isso, a dica é buscar diferentes meios para melhorar os atendimentos clínicos. Um bom exemplo é a plataforma Consultório Play. Nela, há diferentes conteúdos de recursos terapêuticos que podem ser assistidos de qualquer lugar, 24 horas por dia.
Outro diferencial é ter acesso a ferramentas que simplificam e deixam os atendimentos mais práticos.
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