Atendimento psicológico online: por que oferecer?
Os últimos dois anos trouxeram mudanças significativas para a vida das pessoas no mundo inteiro. Rotinas foram alteradas, o distanciamento se tornou obrigatório, as formas de interagir mudaram e o digital ganhou ainda mais força. E assim, uma modalidade promissora do ramo da psicologia se destacou: o atendimento psicológico online.
Estar atento à saúde mental sempre foi importante, no entanto, as consequências da pandemia fizeram com que ela se tornasse um fator fundamental. Perdas, isolamento, incertezas e medos são apenas alguns dos impactos que a Covid-19 trouxe para a vida de muitas pessoas.
E para que os pacientes não precisassem lidar com todos os sentimentos sozinhos durante o distanciamento social, muitos psicólogos passaram a ofertar o atendimento psicológico online.
Como funciona o atendimento psicológico online?
O atendimento psicológico online é uma modalidade de acompanhamento em que as consultas ocorrem por chamada de vídeo, através de plataformas digitais. Nesse caso, as interações entre os pacientes e profissionais são tão completas quanto as outras consultas.
Para alguns terapeutas, essa modalidade pode parecer algo novo, porém, a atividade é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e surte tanto efeito quanto qualquer outro atendimento presencial.
A Resolução Nº 11 foi publicada antes mesmo de haver rumores sobre a pandemia, de 11 de maio de 2018. Ela regulamentou a prestação de consultas e atendimentos psicológicos através da tecnologia, desde que não ferisse o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Desde então, terapeutas podem prestar atendimentos online para pessoas de qualquer lugar do mundo de forma totalmente regulamentada.
Por que é importante oferecer atendimento psicológico online?
O atendimento psicológico online é extremamente importante tanto para o terapeuta quanto para os pacientes, e existem vários motivos que comprovam essa afirmação.
Confira a seguir as principais vantagens de oferecer esse tipo de serviço no seu consultório:
- É possível prestar atendimento estando em qualquer lugar do mundo;
- Os atendimentos são mais práticos e não demandam deslocamento;
- Não é necessário ter um consultório físico;
- Os horários ficam mais flexíveis (para ambas as partes);
- Os seus serviços ficam acessíveis para um número maior de pessoas;
- Existem diversas plataformas, como a Consultório Play, que podem te auxiliar nesse desafio.
Gostou do conteúdo? Acesse outros artigos sobre o tema no Blog do Consultório Play!